TESTES PARA TV

A Avaliação da Conformidade para Televisores, através da Portaria nº563/2014, passa a valer a partir de 01 de outubro de 2017 e exige atenção dos fabricantes e importadores principalmente em relação aos ensaios de Compatibilidade Eletromagnética (EMC).

 

Testes de TV - Certlab

A Portaria INMETRO nº 563 de 23 de dezembro de 2014 e suas complementares estabelecem os critérios de Avaliação da Conformidade para Televisores, com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir o consumo de energia, presando mais pela sustentabilidade e segurança.

  • Produtos enquadrados

Os Requisitos se aplicam a televisores com tubos de raios catódicos (cinescópios), com tela de plasma, painéis de LCD, painéis de LED e Monitores com função de televisor que possuam sintonizador interno de radiofrequência.

Excluem-se destes Requisitos aparelhos acima de 65 polegadas e menores que 13 polegadas, bem como microcomputadores tipo PC com monitor integrado e que incorporem sintonizador interno de radiofrequência (tipo All-in-one).

  • Participantes do processo

Primeiramente é importante esclarecer que a adequação dos televisores não requer uma Certificação, conduzida por um OCP (Organismo de Certificação de Produto), e sim um Registro junto ao INMETRO.

Portanto, o fabricante/importador precisa contratar um laboratório para conduzir os ensaios necessários e envia a documentação requerida diretamente ao INMETRO pelo sistema Orquestra, sem a necessidade de envolver terceiros.

  • Datas Chave

01/10/2017 – A partir de 01 de outubro de 2017 os televisores deverão ser fabricados e importados somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro.

01/04/2018 – A partir de 01 de abril de 2018 os televisores deverão ser comercializados, no mercado nacional, por fabricantes e importadores, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro. Ou seja, fabricantes/importadores poderão vender ao varejo apenas televisores registrados.

01/10/2018 – A partir de 01 de outubro de 2018 os televisores deverão ser comercializados, no mercado nacional, somente em conformidade com os Requisitos ora aprovados e devidamente registrados no Inmetro. Ou seja, o varejo tem até 30 de setembro de 2017 para zerar o estoque de televisores que não tenham o registro, passando então a oferecer aos consumidores apenas aparelhos que estejam de acordo

  • Família de produtos

A avaliação da conformidade permite que os televisores sejam enquadrados em família, de acordo com as seguintes premissas:

  1. Produtos fabricados na mesma unidade fabril;
  2. Aparelhos destinados a mesma função e com as mesmas características construtivas;
  3. Televisores com as mesmas tecnologias (plasma, LCD e LED).
  • Testes

Os requisitos técnicos de testes são estabelecidos pela Portaria nº427 (RTQ), e divididos em três grupos:

  1. Desempenho

a. Eficiência energética (modo on e stand by)

b. Dimensional

2. Segurança

3. EMC (Compatibilidade Eletromagnética);

Os testes serão sempre realizados no modelo mais completo, que é caracterizado por possuir o maior número de interfaces de comunicação e funcionalidades.

  • Consideram-se interfaces de comunicação as entradas HDMI, USB, entradas de vídeo, Wi-Fi, áudio, entre outros.
  • Consideram-se funcionalidades o comando de voz e interatividade com o usuário.

tempo necessário para a realização de ensaios varia de acordo com a quantidade de amostras encaminhadas para testes, mas a média é de 4 semanas.

  • A necessidade dos ensaios de Compatibilidade Eletromagnética

Câmaras anecóicas CertLab

A compatibilidade eletromagnética pode parecer num primeiro instante um termo complexo, mas está associada a alguns efeitos que fazem parte do nosso cotidiano, e que são de conhecimento geral, decorrentes do fato de qualquer aparelho eletrônico e/ou elétrico gerar ruídos.

Tais ensaios são fundamentais, pois visam a segurança dos televisores a fim de garantirem a sua capacidade de funcionar satisfatoriamente no seu ambiente eletromagnético, sem introduzir perturbação eletromagnética intolerável em tudo que se encontre nesse ambiente.

O cumprimento do requisito de Compatibilidade Eletromagnética passará a vigorar para os televisores fabricados ou importados a partir de 01 de outubro de 2017.

A norma de referencia para aplicação dos ensaios de EMC aos televisores é a CISPR 32.

  • Solicitação de Registro

Para solicitar o Registro, o fornecedor deve encaminhar uma solicitação formal ao Inmetro, apresentando a documentação especificada no RGDF Produtos, além dos seguintes documentos:

  1. a) Relatórios de Ensaio emitidos de acordo com o estabelecido no Anexo C da Portaria Nº563/2014;
  2. b) Planilhas de Especificações Técnicas, conforme Anexo D da Portaria Nº563/2014;
  3. c) Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE, por modelo, conforme Anexo A da Portaria Nº563/2014;
  4. d) O extrato de tabela de Eficiência Energética.

O registro tem validade de 24 meses a contar da data de sua emissão.

  • Identificação da Conformidade

A identificação da conformidade é feita através do selo ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia.

  • Manutenção

A Manutenção do Registro inclui a análise dos documentos, e deve obedecer aos seguintes prazos:

  1. a) 1° ciclo de Manutenção do Registro: 8 meses após a concessão inicial do registro;
  2. b) 2° ciclo de Manutenção do Registro: 16 meses após a concessão inicial do registro;
  3. c) 3° ciclo de Manutenção do Registro – Renovação do Registro: 24 meses após a concessão inicial do registro.
  • FULL TESTES

O laboratório CertLab realiza 100% dos testes necessários para a adequação de televisores, entre em contato e descubra nossa solução!